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segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Texto verbal - 2 BULLYING

 TEXTO -  BULLYING

O bullying é um fenômeno que ocorre por todo o mundo em escolas e espaços de aglomeração de pessoas. Por isso, os professores necessitam avançar na compreensão  deste fenômeno, saber identificá-lo e conhecer formas de prevenção e intervenção que vêm sendo adotadas atualmente. Os pais, professores e alunos devem se apropriar dos conhecimentos acerca do tema para juntos desenvolver ações e criar um ambiente onde todos sejam respeitados como cidadãos de fato.

Para falarmos sobre bullying é necessário definirmos violência que segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde). “violência é: Uso internacional da força física e do poder real ou em ameaça contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte em lesão, morte, dano psicológico, etc.

Em muitos países o termo bullying é adotado para definir o desejo consciente e deliberado de maltratar uma outra pessoa e colocá-la sob tensão. Essa violência velada é um mal que deve ser combatido por todas as pessoas que estão direta ou indiretamente ligadas aos espaços de aglomeração de pessoas principalmente de crianças e adolescentes, nas escolas um dos espaços de maior índice de bullying segundo pesquisas.

Os educadores precisam compreender que uma das prováveis causas da violência escolar tem inicio nas brincadeiras de crianças, que os mesmos, na maioria das vezes entendem por coisa da idade.

A mídia, principalmente a TV, tem mostrado o clima aterrorizador que assola as escolas causando pânico nos alunos, professores e pais, o que provoca muitas vezes a evasão escolar dos alunos, para livrar-se dos maus tratos.

O  bullying surgiu justamente com a escola, no entanto na atual sociedade toma porções avassaladoras, não só na relação aluno/aluno, mas também professor/aluno e professor/ professor enfim o bullying está presente na escola o tempo todo, todos os dias e todas as horas. Diante disso torna-se urgente um repensar sobre o assunto e este repensar deve ser feito por todos, professores, diretores, funcionários, pais, alunos e comunidade que deverão discutir o assunto, compreendendo que essa prática abominável está mais presente do que às vezes conseguimos visualizar e que podem causar danos irreparáveis às vítimas.

As escolas devem apropriar-se de conhecimentos a respeito do tema, saber como diagnosticar e enfrentar tal problemática é de suma importância para romper com esta violência que permeia o ambiente escolar, e que atualmente vem crescendo diante de nossos olhos provocando medo e insegurança na sociedade em geral que diante da ignorância a respeito do tema não compreendem o atual cenário de violência.

Educadores e pais devem ter conhecimento que crianças sem limites e sem afetividade tem uma grande probabilidade de se tornar alunos perpetrador de bulling, adulto violento e desestruturado. Quebrar esse ciclo na escola é revolucionar a sociedade.

A mídia nos mostra diariamente o clima aterrorizante que assola as escolas provocando pânico nos alunos, pais, professores, e este clima acaba muitas vezes provocando aversão nos alunos vitimizados. 

O artigo 5, º da constituição federal de 1988 e o artigo 17 do ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente, diz que:

Art. 5 – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança, e à propriedade.

Art. 17 – O direito ao respeito consiste na inviolabilidade da integridade física, psíquica e moral da criança e do adolescente, abrangendo a preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, idéias e crenças, dos espaços e objetos pessoais.


Bullies, significa agressor e apresenta essas características:

- São negativos e agressivos;
- Apresentam atitudes repetidas;
- Há desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas (agressor e agredido).
- São líderes e sentem prazer em mostrar poder;
- São valentões;
- Apresentam autoritarismo;
- São preconceituosos;
- Não tem habilidades sociais;
- Ressentidos, invejosos, raivosos, hostis,
- Geralmente há falta de afeto na família.

Os efeitos causados pelo bullying podem ser esses: Depressão, stress, ansiedade, doenças gástricas, dores diversas, medo de demonstrar alguma emoção e até tornar um agressor também.

Nesse sentido, Chalita (2008) nos afirma que: “A violência e a injustiça são problemas de todos. Quem permite a violência contra o outro, está implicitamente, aceitando a violência contra si mesmo.” Ao dar atenção a essa reflexão, se verá que a sociedade é o resultado das atitudes de cada um de seus membros, como as relações desestruturadas que ocorre na juventude, na formação de valores e de caráter, irão refletir ao longo da vida dos alunos.

BASTOS, M. A. In:
(texto adaptado)


A memória do leitor

Os conceitos presentes no texto sobre o Bullying evocam uma cadeia de conhecimentos na memória do leitor, além do que os alunos tem a convivência diária na escola com esse tema.


INTERTEXTUALIDADE

A intertextualidade é procedimento indispensável a uma leitura mais profunda, pois é uma modalidade que considera não somente o texto em si, mas outros textos com os quais o texto atual mantém relações, sejam eles verbais ou não verbais.
Essa abordagem, que considera o texto em suas relações mais amplas, só foi possível com o legado de Tynianov (1971) e de Bakthin (1992). Segundo essa perspectiva, chegam-se a novas conclusões sobre as ligações entre os textos. Para Bakthin, o princípio dialógico é visto como essencial a toda linguagem.
A intertextualidade ocorre quando há incorporação de um texto em outro, sendo que o intertexto serve para ilustrar a importância do conhecimento de mundo e como este interfere no nível de compreensão de textos.








TEXTO
PROJETO DE LEI Nº. 6.481/09 DE 2009

Art. 3º Entende-se por "bullying" a prática de atos de violência física ou psicológica, de modo intencional e repetitivo, exercida por indivíduo ou grupos de indivíduos, contra uma ou mais pessoas, com o objetivo de constranger, intimidar, agredir, causar dor, angústia ou humilhação à vítima, tais como:

I – promover a exclusão de aluno do grupo social;
II – injuriar, difamar ou caluniar;
III – subtrair coisa alheia para humilhar;
IV – perseguir;
V – discriminar;
VI – amedrontar;
VII – destroçar pertences;
VIII – instigar ou praticar atos violentos, inclusive utilizando-se de meios tecnológicos e ambientes virtuais.

 Projeto de lei 01-0069/2009 do Vereador Gabriel Chalita.

11 comentários:

  1. Shirley sabatine ferreira8 de outubro de 2011 às 05:47

    Bullying cabe aos pais professores com igual responsabilidade substituir as agressões que provocam constrangimento por outras quando possível conversar com a criança até com grupo orientando as não se deve esperar a respeito das criança umas com as outras se as mesmas vivem em ambientes do tipo que os vizinhos e os próprios familiares .

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  2. VITOR HENRIQUE DE SOUZA8 de outubro de 2011 às 05:57

    2°TEXTO DO bulling

    BULLING

    bulling nada mais é que a agressão feita feita
    com a intenção de machucar alguém,acontecendo
    repetidamente.esta agressão é sempre verbal.
    consideramos bulling o que pode constranger
    o outro,como ato de colocar apelidos,mesmo que seja por brincadeira.
    já ouvi situações que hoje seriam consideradas
    bulling,mas que na época aconteceram não passaram de brincadeira e que não me magoaram
    ou levaram a tomar nenhuma atitude "drástica"
    em relação a isso.hoje ao presenciar tais atitudes entre os alunos,tomamos providência
    para que as consequência desse tipo de problema
    não se torna algo insolúvel ou trágico

    ALUNO=VITOR HENRIQUE DE SOUZA 7°D N°31
    ENTREVISTADO=GILZA ALMEIDA DOS SANTOS
    PROFISSÃO=PROFESSORA
    COLÉGIO DOM BOSCO MARILUZ PR

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  3. WAGNER APARECIDO VIANA8 de outubro de 2011 às 05:57

    bulying
    eu já vi muitos caso de bulying.
    O bullying é um fenômeno que ocorre por todo o mundo em escolas e espaços de aglomeração de pessoas. Por isso, os professores necessitam avançar na compreensão deste fenômeno,de também eu ja ouvi falha sobre o cyber bulying eu também eu já sofri bulying e pela a internet também com de java de pela segunda vez que eu sofri eu dedurei quem vez aos professor da escola e diretor.da escola .
    WAGNER APARECIDO VIANA 7D ENTREVISTADA= EDNA

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  4. Henry Leonardo Mourão da Silva8 de outubro de 2011 às 06:04

    O Bulling na opinião de Ana Paul, é um fato de indisciplina, falta de respeito, falta de Educação e desrespeito a sociedade, ela comenta que essa má educação já vem de família deve dar um jeito, ela disse que isso vem de família e a criança que causa o bulling deve obter limites que a família tem que dar.
    Ela fala que fatos ocorridos com crianças deixam um forte trauma mental, ela fica com vergonha, se sente deixada pelos amigos, se sente muito só. E fica isolada. Ela comenta que isso tem tratamento passando por um pediatra.
    Entrevistado=Ana Paula Estércio Mourão da Silva

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  5. wilian de melo splendore11 de outubro de 2011 às 10:45

    WILIAN DE MELO SPLENDORE

    2°texto do bulying

    Já, houve caso entre aluno com outro em forma de brincadeira, houve briga por que um aluno chamou o outro de burro e idiota. Ocorreu uma briga muito feia.
    Os pais desses alunos foram chamados na escola, o alumo que chamou o outro de burro e idiota foi suspenso por 3 dias.
    Eu nunca sofri bulying.


    Aluno: wilian de melo splendore
    Entrevistado:Rubens de arruda
    Profissão: Guarda da escola
    Colégio Dom Bosco Mariluz pr

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  6. KELY CAROLINE LAURA MENEZES18 de outubro de 2011 às 09:00

    Entrevista feita com o profesor LEVI ALVES DE ANDRADE
    Profissão Professor de educação física.
    Eu acho que o bulling senpre existiu mas eles não divulgava.
    Hoje a midia esta mostrandos mais os probremas relacionados ao bulling.
    Hoje o bulling está presente mas já está tomando providencia.

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  7. Maria Clara Izidoro Alves18 de outubro de 2011 às 09:28

    BULLING

    A prática de atos agressivos contra colegas em sala de aula, conhecida como bulling_palavra de oringem inglesa que significa tiranizar,ameaçar,oprimir,amedrontar eintimidar_vai ser objeto da atenção e da ação de uma equipe multidiciplinar a ser organizada em cada escola do estado.
    O bulling éuma forma de violência moral caracterizado
    por meio de ações praticadas por crianças e jovens com oobjetivo de mostrar poder de,humilhar, ofender é agre dir um ao outro.
    no site capricho tem um blog que tem o nome "diga não ao bulling, nele fala de pessoas famosas e não famosas
    que sofreram bulling .
    entre muitos entrevistados selena gomez foi uma delas que sofreu o bulling.

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  8. Wilia de melo splendore18 de outubro de 2011 às 09:39

    WILIAN DE MELO SPLENDORE SÉRIE:7ºD

    Fatos de bulling que ocorre na minha escola

    Na minha escola há vários tipos de bulling, várias pessoas que se acham melhores que as outras crianças. outras destroem todo o espaço escolar, chutam baldes de lixo , destroem cartazes,etc.
    Por causa de algum problema físico ou talvez mental, acham que tem mais poder sobre outras pessoas, eles cingam, batem e até espancam.
    Por isso se você ou alguém que você conhece sofre de bulling, avise os professores, os pais e os responsáveis pela sua educação, garanto que com certeza eles irão tomar providencias.

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  9. Bruno de Souza Arruda18 de outubro de 2011 às 09:55

    Opinião da professora Naide Oliveira sobre o bulling: Na opinião da professora Naide Oliveira ela diz que o bulling é uma atitude ou comportamento que deve ser abolido de qualquer meio social, pois ele pode causar á pessoa que recebe este tratamento, sério danos psicológicos, transtornos, medo, entre outros, podendo afastá-lo das convivência com outras pessoas, levando-o a se isolar de tudo e de todos.
    Além desses comportamentos causado pelo bulling, a pessoa que sofre ou sofreu por causa desse ato pode,a curto ou longo prazo de desenvolver comportamentos agressivos, tentando revidar o seu agressor, podendo levá-lo até ao suicídio ou assassinato.
    A professora Naide diz que já sofreu bulling na sua adolecência, mas ela não tinha conciência do que era bulling.


    Bruno de Souza Arruda
    Colégio Estadual Dom Bosco
    7ªD

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  10. Entrevista com a agente administrativa: Cida Lopes

    Conversar com a pessoa que está sendo prejudicada, se o caso for mais sério do que o permitido ela tem que passar por um profissional competente , para que não fique com problemas psicológicos.
    Fazer com que a pessoa venha a ter a compreensão que tudo não passa de uma faze na vida de cada ser humano. Bulling sempre existiu, e nós conscientizando a população vamos tentar amenizar este problema que antes não se dava tanta importância com este assunto.


    Kelly Ribeiro , 7ªD

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  11. Sobre o Blog : Bulling Não é Brincadeira .
    Dona do blog : Maria Bastos

    A professora Maria Bastos pensando em informar a população sobre essa agressão, decidiu criar o blog :Bulling não é brincadeira. Que contém vídeos de reportagens sobre o assunto, um dos vídeos é sobre um adolescente de 15 anos que foi baleado nas costas quando saia de um ônibus.
    Ele chegou a pedir ajuda mas não resistiu e morreu no local. A mãe do jovem acredita que o filho tenha sido vítima de bulling, ela afirma que os outros alunos riam dele por ser alto e obeso.
    Esse é só um dos casos que tem acontecido, outro vídeo desse mesmo blog destaca que vítimas de bulling devem denunciar, se seu filho está triste, com notas baixas e não quer mais ir para a escola, ele pode estar sendo vítima de bulling, que é quando uma criança ou adolescente é perseguido pelos colegas, entre outros tantos vídeos.

    Kelly Ribeiro , 7ªD

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